domingo, 3 de junho de 2012

Sentimentos



Confuso... É aquele momento que você pede um amor, e recebe uma paixão. Você pede alguém pertinho, e aparece alguém de longe. Você sonha com alguém mas não vê seu rosto. Você tem pré-selecionadas músicas lindas, mas sua mente estaciona no meio do caminho por não ter pra onde ir. Um dia me disseram que a apaixonar é bem melhor que amar. Discordei. Mas a vida tem uma forma tão irônica de nos ensinar sobre amores, amizades, vida e morte, que comecei a perceber seus sinais.

Primeiramente, aquela frase de que "Quando um não quer dois não brigam" só serve para os apaixonados. Isso é mais que fato! Porque vai amar e o outro não querer pra você ver o rumo que sua vida toma: dor. Dor elevado a 44! Desilusão. O amor é mais brando, corre menos riscos, desenvolve mais a razão e te faz viver coisas habituais como se fosse sempre a primeira vez. Amor é câmera lenta. Amor é casa. Paixão é barraco. É momento. É dia-a-dia. É breve e intenso. É querer e não querer. É dar rumo aos pensamentos mais intensos. É respiração...

Você aprende a vida inteira que será feliz se encontrar um amor. Mas não te ensinam nada sobre a paixão. Te mostram que o amor está ligado à virtude, enquanto a paixão promove o pecado. O que somos, em grande parte de nossas vidas, então? Pecadores em busca da santidade? Por isso tenho deixado de lado todos os ensinamentos sobre o que sentir. E por isso, também me sinto um grande confuso.

Às vezes tenho vontade de perguntar à vida: caramba, por que tu faz isso comigo? E, aos poucos, ela me mostra que para amar não basta querer, tem que estar preparado. Tem que haver reciprocidade. Tem que haver meta, cuja mais importante seja viver para o outro, fazer o outro feliz, anular-se de vez em quando, mas tudo sem perceber, tudo sem se importar, tudo sem se prejudicar. E que se apaixonar é fácil, mas que em alguns momentos haverá um ligeiro desejo de amor. Haverá dias de silêncio e desejo incessante de ser procurado, até não aguentar mais e dar um passo adiante, onde se quer chegar. Amor e paixão têm preços. E pagamos por isso. Um preço inexplicável. E coisas inexplicáveis não são perda de tempo. Na maioria das vezes é o que faz a vida valer a pena.

--

Então é isso, dê cores aos sentimentos! Perceba a tempo quão nobre é amar alguém, mesmo que lhe custe sua paz. Lembre-se de cada promessa que fez quando se magoou com alguém, e trate de (des) refazê-las, porque a vida lhe trará frutos parecidos, mas sempre com sabores diferentes. Lembre-se que, assim como livros, a vida também pode ser reinterpretada, e o que um dia enxergamos como dor pode dar espaços à aprendizagem. Acredite na bondade dos corações, mesmo que a maldade também faça parte da condição humana, e dê uma chance a si mesmo. Limpe seu coração para que haja espaço para outro amor entrar. Ou espere. Porque o que é realmente feito para você não terá pressa de chegar.

(Por Geraldo Vilela Mano Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário