domingo, 23 de outubro de 2011

Carência

“Você não tem que ter alguém pra ser completo. Você precisa ter você, não se perder, não perder sua essência. O resto vem!” (Mariana Lobo)



Fico com a ideia de que tudo o que eu aprendi ajudou na construção da dor. Se sinto medo do amor, de alguma forma, ele deixou uma marca não muito bonita de se ver. E assim me constituí gente, com aquela sensaçãozinha de dúvida em relação ao mundo. Vejo que foi o que aprendi desde cedo, e para além disso, não pretendo jamais me culpar ou culpar alguém. Faltou confiança nas minhas relações. Palavras marcaram. Atitudes também. E se não tenho facilidade em acreditar, em confiar, percebo que tudo veio das minhas primeiras relações. É exatamente por entender isso que dou sempre uma chance às pessoas. Afinal, a culpa também é minha. Aí deixo-as se mostrarem sempre. Mas confiar demora... e como demora!

Talvez se eu fosse mais 'frio', não morreria de ansiedade à espera de um simples 'oi'. E não me perderia tanto quando sinto ciúmes de pessoas que nunca estiveram realmente comigo. Talvez se não falasse tanto de amor o tornaria distante, e talvez essa distância facilitasse o meu sentir. Talvez um dia encontraremos alguém especial que nos faça esquecer o que é a palavra fim. E nos faça confiar. E nos faça recuperar toda alegria e vontade de viver. E nos faça perceber que podemos sim ser fortes sozinhos... O amor tem a capacidade de nos fazer apaixonar pela gente mesmo. O amor nos faz nos cuidar para alguém. Mas só o amor verdadeiro é capaz de nos mostrar nosso valor e nos ensinar a cuidar mais da gente sem colocar o outro em primeiro lugar...

Algumas pessoas passam a vida toda de galho em galho, de relacionamento em relacionamento. Outras passam a vida inteira 'falando' de amor. Não sei se é mais difícil achar que nunca acerta nos romances, ou se é mais difícil ter medo de não encontrar a pessoa que tanto procura. Não importa. Já fomos enganados demais pelas novelas, pelos filmes, pelas histórias, pelos livros. Romance mesmo não tem música de fundo e nem sempre vem com tragédia de brinde. Temos mesmo é que abrir mão desse conceito de que tudo o que é mais difícil de se conseguir é melhor! Às vezes, o destino coloca pessoas tão bacanas em nosso caminho que a ilusão de que alguém melhor aparecerá nos atrapalha na nossa entrega. Claro que já vivi ao lado de pessoas que me faziam pensar que elas não eram aquilo que eu procurava. Mas pensei muito ao abandoná-las, ou me deixar ser abandonado. Porque na vida, se não temos uma balança para mensurar o peso da dor em contraponto com os prazeres, na certa não estamos sendo justos com a gente mesmo.

Se na maioria dos seus relacionamentos você foi a 'vítima do amor' e deu uma chance pra ver o que rolava, bem vindo ao clube! É ótimo ser desejado. Mas, muitas vezes, estamos tão carentes, tão necessitados de um afeto, que damos chance a qualquer pessoa! E a cada erro bobo, pensamos logo em perdoar porque não queremos estar sozinhos. O corpo pede alguém. A alma implora por alguém. E a falta continua. Mas, como disse Fernando Aniteli na música 'Sonho', "descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais, querer saber demais"...

Que a minha carência não me faça aceitar qualquer pessoa que demonstra a todo momento querer apenas um único encontro.  E que o meu medo de ser sozinho não reflita nos meus atos a ponto de cobrar ou culpar por coisas passadas às pessoas que não merecem. Que as dores ensinem apenas a fazer diferente, e jamais a taxar as pessoas como iguais. Que meus olhos quando lacrimejarem possam falar por mim. Que as pessoas um dia não sejam apenas verdadeiras com o que querem, mas fiéis com o que querem, pois ninguém precisa ter alguém do lado o acompanhando por pena ou por não encontrar nada 'melhor'. Que aprendamos a amar sem medida, e a aceitar que nem sempre esse amor pode acontecer. Pois amar é deixar livre. E que possamos parar de dizer que esperaremos pelas pessoas, porque quem se interessa larga tudo. E dizer isso não é orgulho... É se amar!


(Por Geraldo Vilela Mano Júnior)

Um comentário:

  1. Lindo!
    E de fato, a gente idealiza e espera um conto de fadas. Sonhamos e nos decepcionamos. A realidade que é muito melhor, passa e a gente nem percebe.
    Precisamos ver e valorizar mais as pessoas em nossa volta. :)

    ResponderExcluir