quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano Novo



Esperar um Feliz Ano Novo para os outros e para nós mesmos é universal. Os pessimistas chamariam de clichê. Os indiferentes, de mera educação. Os otimistas, de Esperança. Esperança de 365 dias e 6 horas melhores, com mais amor, mais grana, mais realizações... menos mortes, fome, guerras, desavenças... mais atitudes e menos palavras = O clímax dessa mensagem!!! Acredito que é isso que necessitamos colocar em prática a partir deste momento em que é escrita por mim e lidas por vcs essas palavras bobas, mas que no fundo carrega um sentido que construí. A gente espera tanto um ano melhor que esquecemos de nos lembrar que o ano espera por pessoas melhores. E o que fazemos para sermos melhores?

Vejo constantes frases de "desapego", "afastar a inveja", "gente ruim"... Interessante, mas é como se não existissem pessoas ruins (ou APENAS pessoas ruins), porque TODO MUNDO pensa assim, em afastar o mal de si. E se todos pensam assim, quem é esse mal? Ele realmente existe? Ou faz parte das ideias fixas que temos do mundo? Não adianta, sempre seremos vítimas dos outros. Reparem quando contamos um fato a alguém, sempre, sempre somos os feridos, ou melhor, quase nunca os culpados. Lembramos pouco do que fazemos, de quem machucamos (diariamente, sem perceber, machucamos alguém), e nos perdoamos facilmente quando temos "consciência" de que nossos atos são sem querer. Do outro também, igual ao nosso, pode sim ser sem querer. Mas pra gente é tão "foda" que torna-se um motivo único para doer.

Penso que, mais que esperar um Ano Novo, é acreditar em Anos Novos. Iniciar um novo ano com hábitos velhos, tzzzz... Não vejo nada de novo aí, apenas uma continuidade de erros, ou talvez a continuidade de superproteção de si próprio. Perdoar rapidamente porque o ano está acabando, tsc tsc. Vejo a coisa mais pelo lado da construção. Construir dias melhores, sem parar, mesmo que custe muito, mesmo que nos cansemos, mesmo que queiramos desistir. Amar mais e se importar menos com o depois, porque o depois é feito de "agoras". Trabalhar mais, estudar mais, sorrir mais, dançar mais, beijar mais, abraçar mais, suportar mais, tentar mais, elogiar mais, AGRADECER MAIS. Um Ano Novo requer mentes novas, almas novas, corações novos. Um Ano Novo nos pede mais brilho nos olhos, mais amizades (de preferência na vida real). Desejar Feliz Ano Novo só não basta. É preciso mais que promessas para fazê-lo ser um ano bom... Pensem nisso!

(Por Geraldo Vilela Mano Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário