segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cansaço

Foi quando me vi sem a mínima vontade de lutar que me lembrei que só tenho uma vida, e que nela alguém me ama e espera o meu melhor...



Uma verdade: nem sempre levamos a vida que queremos. Outra verdade: mentimos quando discordamos dessa primeira. Tem dia que bate um cansaço tão grande da vida que dá vontade de sumir, hibernar, parar o tempo... Quando tudo se torna tão comum, tão estável, tão chato, queremos logo que a mudança caia do céu. Queremos novidade, queremos adrenalina, queremos arriscar a deixar nosso porto seguro. Há quanto tempo você não sente aquele medo do novo? A partir daí nosso coração começa a pedir algo diferente. Mas você continua aí, sentado, esperando algo de bom aparecer na janela do seu msn. A verdade incomoda, então lá vai mais uma: aqui você não vai encontrar nada além do que já viu... As pessoas de verdade vão te fazer sofrer sim, e você nem sempre vai ser legal pra elas. Mundo virtual só te faz sentir uma coisa, aceitação. Sim, estamos fartos de não sermos aceitos da forma que somos, com toda nossa carga emocional, nosso medo, nossas neuroses e psicoses, nossa chatice, nossa criancisse, nossa inocência, nosso caráter ou falta dele, nossa falta de paciência. Estamos fartos de sentir tristeza sem entender o porquê. Estamos imensamente cansados de tentar decifrar nossas angústias. Então o que fazer?

Se Valorizar e se Permitir...

Primeiramente, reconhecer nosso valor, nossas diferenças, o quanto somos especiais pra alguém, como somos capazes de ser e fazer alguém feliz. Lembrar que temos um espaço e que não estamos de passagem, estamos aqui para construir algo bom. Em segundo plano, permitir sair do comodismo. Todos temos nosso jeito de ser, nossa característica, nossa máscara de persona. E às vezes é isso que nos priva de viver algo novo. E nos incomoda. E nos retém. O segredo é se permitir ser aquilo que você deseja ser, criar coragem, conhecer pessoas, dizer que ama ou que atitude não lhe agradou. O máximo que poderá lhe acontecer é você estar bem consigo mesmo. Um dia percebemos que cansaço é como chute na bunda. De alguma forma vai te jogar pra frente... Mas é claro, você também tem que querer caminhar. Com o seu primeiro passo, por mais insignificante que possa parecer, você verá que já saiu do ponto onde se encontrava, sozinho, da forma que tem que ser...

Cansei de buscar a pessoa perfeita se nem eu mesmo posso ser perfeito sempre. Cansei de chorar pelos cantos, ter pena de mim, buscar alegrias em coisas e pessoas que nada me acrescentariam. Cansei de descontar em meu corpo as desavenças que a vida me ofereceu. Me embebedar, comer porcarias, não praticar exercícios só me fizeram gostar menos de mim. Cansei de implorar atenção, agora vivo em função daquilo que me faz feliz. Me incomodou, me retiro, não vamos discutir com pequenas bobagens. Guardo essa energia pra conquistar meus objetivos, afinal, se trata da mesma energia! Não quer, não brigo, sigo meu caminho com a certeza de que estar só é bem melhor que estar com a pessoa errada, assim não penso desesperadamente em encontrar a pessoa certa. Bateu tristeza? Talvez eu não saiba o que me faz feliz, mas com certeza posso me afastar de tudo aquilo que não me quer e nem me faz bem! ;)


(Por Geraldo Vilela Mano Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário